segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pequenas dicas para a pintura de miniaturas

Olá pessoal! Essa é uma pequena (e breve) lista de pequenas dicas para ajudá-los na pintura das suas peças.


1- Se você estiver começando a pintar, e suas minis tenderem a tons mais escuros, como Orcs , Marines e aventureiros em geral, use uma pintura de base preta. Bases pretas permitem que você esqueça um pontinho durante a pintura sem que esse ponto se destaque e estrague sua composição. Uma pequena falha preta tende a parecer mais uma sombra do que uma falha!


2- Após a base, continue sua pintura , usando o tom base de cada parte da miniatura. Por exemplo, se você pretende fazer um sobretudo marrom, pinte a área com um marrom escuro. Depois faça um highlight (passar o pincel apenas nas areas mais altas da mini) com um marrom claro, ou vermelho. Depois passe para um tom mais leve. Isso dará profundidade na peça, e o uso de tons escuros primeiro já cria as sombras e luzes na sua peça! Duas ou três camadas já elevaram em muito a qualidade da sua pintura!


3- Se a sua combinação de cores ficar viva demais para a peça, dando um ar "artificial", dilua tinta preta ou marrom em partes de 5 de agua pra 1 de tinta e passe por toda a área. Isso removerá o brilho e deixará o tom menos vibrante, alem de ressaltar as reentrâncias.


4- Para efeitos de Ferrugem/Sangue seco nas armas : Essa eu descobri sem querer, apenas suje seu dedo com tinta com cor de ferrugem/vermelha , pressione ele contra um pano ou papel de gordura pra remover excesso e em seguida pressione contra a parte da peça em questão. As proprias reentrâncias das impressões digitais vão fazer o serviço!


Ficam aqui algumas dicas, e em breve, mais algumas pinturas minhas onde demonstro na prática os resultados dessas técnicas!

Um comentário: